Newsletters: Aproveite da melhor maneira esta ferramenta!

Newsletters são e-mails, criados pelas marcas para enviarem aos seus clientes e seguidores para os informar das mais variadas novidades. Inicialmente limitadas ao endereço eletrónico, atualmente as newsletters têm aumentado a sua influência estendendo-se aos SMS, aos MMS e a todos os tipos de comunicação eletrónica.

 

As vantagens das newsletters são muitas e variadas e as empresas aperceberam-se disso, adotando-as nas suas estratégias de marketing digital. Por isso, têm um importante papel a desempenhar no sucesso comercial dos produtos e serviços comercializados e promovidos na internet. Se olharmos para o sector hoteleiro, a importância aumenta pelo impacto que as newsletters têm no aumento das reservas diretas. As newsletters devem funcionar dentro de um plano estratégico apoiado por outras ferramentas de marketing digital.

 

AS VANTAGENS DAS NEWSLETTERS

A principal vantagem das newsletters prende-se com o facto de servir para angariar uma boa base de contactos eletrónicos. Ao subscreverem a sua newsletter, o utilizador fornece o endereço eletrónico, que assim ganha um novo seguidor e potencial cliente. Com isso, são várias as vantagens: manter contacto com clientes e potenciais clientes, de forma mais próxima e direta; uma forma eficaz de comunicação com o público-alvo; aumentar as reservas diretas do seu site.

 

As newsletters têm ainda uma grande vantagem em comparação com as assinaturas RSS, uma vez que, ao contrário destas, não passam de simples lembretes, que não criam uma verdadeira conexão entre a empresa e o seu público. A assinatura RSS é principalmente indicada para páginas da internet com grande atividade diária, como órgãos de comunicação social. Para todos os outros casos, a newsletter é preferível: pode ser enviada quando quiser, é um meio de comunicação mais personalizado e pode ser usado para promover ou vender serviços ou produtos. É que a newsletter gera tráfego para o site e, como talo, é uma ferramenta de angariação e engajamento de potenciais clientes.

 

NÃO COMUNIQUE APENAS POR COMUNICAR, TENHA ALGO PARA DIZER

Os especialistas em marketing digital recomendam que seja enviada uma newsletter pelo menos uma vez por mês. Caso haja necessidade, essa frequência de envio pode ser aumentada. No entanto, não o deve fazer se não tiver nada de relevante para ser partilhado.

 

Atenção que há uma grande diferença entre newsletter e spam, apesar de muitas vezes serem confundidos. O spam são mensagens de email promocionais que são enviadas sem terem sido autorizadas ou requeridas pelos utilizadores. Ou seja, enquanto que o spam é correspondência indesejada, a newsletter é sempre autorizada pelo cliente. Além disso, o utilizador pode sempre, cancelar a assinatura de qualquer newsletter se for esse o seu desejo.

 

COMO CRIAR UMA NEWSLETTER

O primeiro passo para a criação de uma newsletter começa pela escolha dos endereços eletrónicos que a empresa já dispõe. Poderá dividi-los em grupos, como clientes, fornecedores ou órgãos de comunicação social, por exemplo, de forma a segmentar a informação que vai enviar. Para uma unidade hoteleira, esse público pode aparecer dividido nos seguintes segmentos: possíveis clientes, promoções e descontos, clientes que marcaram um quarto, clientes que cancelaram um quarto, clientes que recorreram a outros serviços do hotel e clientes que subscreveram a newsletter.

 

Lembre-se que deve sempre considerar as suas expectativas, que tipos e assuntos serão abordados e como é que pode gerar valor acrescido com essa newsletter. Um dos pontos fundamentais na criação de um boletim destes é garantir a privacidade dos seus contactos. Respeite sempre os dados e nunca partilhe os endereços eletrónicos com terceiros, assim como qualquer outra informação pessoal ou sensível. Para isso, pode e deve ainda criar uma política de privacidade que deve estar disponível no site.

 

ESCREVA UMA NEWSLETTER QUE GOSTASSE DE RECEBER

Depois de passado estes passos, reúna a informação disponível. Dispense tudo o que for acessório e partilhe a informação que você próprio gostaria de receber, caso estivesse do outro lado do ecrã. Por exemplo, informação sobre produtos novos, promoções ou outro conteúdo que faça os seus seguidores despertar interesse nos seus produtos e serviços. O sector da hotelaria permite jogar bastante com promoções e descontos especiais em reservas e a newsletter pode e deve ser um dos principais canais de comunicação para isto.

 

Antes de enviar a newsletter, confira sempre os erros ortográficos, gralhas e problemas de formatação. Opte por um design racional e limpo, que seja de leitura fácil. Utilizar espaços em branco ajuda à leitura, uma vez que permitem ao utilizador encontrar mais facilmente a informação É importante também que a newsletter não fique obsoleta e, portanto, deverá mudar o seu design pelo menos uma vez por ano.

 

NÃO SEJA ANÓNIMO

Finalmente, identifique bem a newsletter. O utilizador deve reconhecer facilmente o remetente, caso contrário o mais certo é apaga-la imediatamente sem sequer a ler. Além disso, o endereço eletrónico de onde a vai enviar deve ser também claro por causa disso mesmo. Dispense endereços com “vendas” ou “marketing”, pois estes e-mails são geralmente bloqueados pelos filtros de spam das caixas de email.

 

Assine também a newsletter e adicione todas as informações relevantes da unidade hoteleira, incluindo os seus contactos. Este rodapé é ainda o local exato para deixar os ícones de partilha das redes sociais e o endereço para a página oficial da empresa na internet.

 

RESPEITE AS NORMAS EM VIGOR

Caso receba alguma mensagem dos seus subscritores, responda o mais rapidamente possível. Além de garantir a fidelização do cliente, está a mostrar-lhe que realmente se importa com o que pensa e com as suas necessidades. Se não responder rapidamente, o mais certo é ele sentir-se subestimado e poderá perder um potencial cliente.

 

Os subscritores de uma newsletter devem sentir que têm um tratamento e um acompanhamento especial e personalizado. Além disso, se recebe uma mensagem de cancelamento de subscrição, deve eliminar o seu contacto de email o mais depressa possível, no máximo em dez dias úteis de acordo com a lei em vigor.

 

CONCLUSÃO

Paciência e planeamento são as duas palavras-chave para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Se o seu hotel já está on-line só tem a ganhar com a criação de uma newsletter. As vantagens são muitas!