A importância do marketing digital na hotelaria

É impressionante ver como a internet é uma ferramenta fundamental, contribuindo decisivamente para o sucesso de qualquer serviço ou produto. Em plena revolução digital, assistimos diariamente ao avanço das plataformas digitais e de como estas influenciam a estratégia das marcas e das empresas. Se há uns anos era fundamental estar na rede, hoje em dia só isso já não é suficiente. É preciso marcar pela diferença e fazer a nossa marca destacar-se por entre as demais. Através do marketing digital.

 

O marketing digital tem assim desenvolvido estratégias e ferramentas para tornar a internet mais userfriendly dos sites das empresas, encontrando formas de as fazer sobressair e potenciando os seus recursos. Por isso, o marketing digital já faz parte da vida de qualquer pessoa do mundo, especialmente desde que a internet se democratizou. E se o marketing digital é particularmente importante para quem se dedica ao comércio electrónico, por exemplo, em sectores como o hoteleiro assume uma complexidade brutal.

 

Qualquer unidade de alojamento, seja um hotel, uma pousada ou um hostel, tem que estar na internet se quiser sobreviver. E se quiser rentabilizar essa presença, necessita de saber tirar proveito dela. E é aí que entra o marketing digital.

Como tirar proveito do marketing digital
O primeiro passo e o mais óbvio de todos, é ter uma página na internet atractiva, moderna, intuitiva e responsiva. Tendo em conta a enorme oferta que existe na rede, a sua página necessita de se destacar pela eficácia. Caso contrário, o utilizador rapidamente passará para a próxima. Até porque na internet ninguém quer saber se tem os quartos mais bonitos ou as camas mais confortáveis. Além disso, na sua página oficial deve ainda investir em conteúdo de qualidade e todas as informações sobre o estabelecimento. Tenha forma de reservar on-line, fazendo imediatamente o pagamento. E, ofereça versões mobile para telemóvel ou tablet, uma vez que hoje em dia todos vão à internet nos seus dispositivos móveis.

 

Não importa ter uma página na internet muito bonita, colorida e animada, se depois esta não tiver usabilidade. Como referimos em cima, com tanta oferta que existe na internet, se um site não for apelativo e eficaz o suficiente para o cliente, este rapidamente passará ao próximo. Experimente todos os campos da sua página e confira tudo, desde a simples consulta de informação à reserva e pagamento. Em caso de dúvida, peça ajuda a um profissional de user experience para ajudar a maximizar este campo.

Aumente os seus canais de Marketing digital

Depois, tendo a sua página pronta a utilizar, o passo seguinte a tomar é registar-se nas várias plataformas especializadas em reservas. Estas são páginas que funcionam como motores de busca de várias unidades de alojamento, como é o caso do booking.com ou o TripAdvisor, só para dar o exemplo de dois dos mais populares. Estas plataformas recebem milhares de visitas diárias e, por isso, se não estiver presente acabará por ser engolido pelos restantes. Além disso, irá beneficiar de visibilidade acrescida pelas campanhas dessas plataformas, por isso é importante ter toda a informação disponível quando efectua o seu registo.

Além disso, não menospreze as redes sociais. São importantes no sucesso da sua marca, uma vez que são omnipresentes no quotidiano da maioria das pessoas. O Facebook, o Instagram e o Twitter, as três redes sociais com mais utilizadores em todo o mundo, são aliada de qualquer serviço ou produto que não deve secundarizar. Registe-se, mantenha uma actividade regular e mantenha uma relação de proximidade com os seus seguidores.

 

Search Engine Optimization

Dentro do marketing digital, um dos ramos que mais se tem desenvolvido nos últimos anos é o SEO. Estas são as iniciais para Search Engine Optimization, ou seja, Optimização de Motores de Busca. Isso significa que serve para tornar as páginas de internet mais amigáveis aos motores de busca, as plataformas como o Google ou o Bing que utilizamos para pesquisar informação na internet. Estas organizam normalmente os resultados por relevância e o que o SEO faz é construir o site de forma a contribuir para que estes subam até ao topo dessas listas de resultados. E, como sabemos, aparecer no início dessas pesquisas é meio caminho andado para sermos visitados. Recorra portanto a um profissional de SEO, de forma a que este possa optimizar o seu site desta perspectiva.

 

E-mail Marketing

E, finalmente mas não menos importante, crie uma mailing list. Envie emails regulares aos seus antigos, actuais e, quem sabe, futuros clientes, tentando captá-los com uma relação de proximidade, promoções e informações apelativas. Ou seja, mantenha uma newsletter para um público seleccionado, onde pode oferecer descontos e promoções exclusivas, fazendo-os sentirem-se especiais. De certeza que, da próxima vez que precisarem de um local onde ficar, irão pensar em si em primeiro lugar.